sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prefeitura Municipal de Gov. Dix-Sept Rosado corta abastecimento de água no Sítio Bonito.

Ontem no final da tarde soube de uma notícia e confesso que até agora em meio as minhas tarefas, vez em quando me pego pensando na situação e não consigo sequer imaginar o que se passa na cabeça de uma autoridade que age dessa forma.
Vou explicar, mas antes vou partilhar algumas memórias para que as pessoas que só visitam as comunidades de 4 em 4 anos conheçam a verdadeira face da realidade.
A realidade muitas vezes dura que só serve para ser usada por esses políticos para angariar votos e alcançarem os seus interesses pessoais.
Tenho família no Sítio Bonito, e sempre frequentei assiduamente o lugar que para nós é extremamente sagrado e querido. Das muitas lembranças, é impossível não destacar a dificuldade do acesso à agua. Descíamos uma ladeira, antes a única fonte era um rio, depois além dele, um poço artesanal que para dar água precisava se fazer o o uso da força. Está quente, quer tomar banho? Descíamos a ladeira e depois limpinhos, tínhamos que subi-la. Ora, isso nem era motivo de sofrimento, éramos crianças, tudo era festa. Mas imagine que toda água necessária na casa saía de lá...em galões de água, por gente. Gente. Gente que cansa e que sofre com esse cotidiano.
Ah, avançamos, claro, um motor aqui, outra invenção ali, um tanquinho dentro do banheiro. Mas a solução verdadeira chegou no ano de 2007, com a obra do poço de água e da caixa elevada, que levou este bem tão precioso para todos os moradores da comunidade do Bonito.
Imagine o que é ter agora água na torneira, no chuveiro, imagine o sofrimento que foi deixado no passado, com a população tendo agora acesso à um bem de grandiosa importância em uma escala de necessidades básicas.
Mas agora imagine, o que é depois de 5 anos, você abrir sua torneira em uma tarde e não haver mais água nenhuma.
Este é o fato que tem me feito pensar, aquele à que me referi no início do texto.
Isto aconteceu ontem, 02 de Agosto de 2012 na Comunidade do Bonito.
A prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado mandou cortar a energia do poço de água que abastece todas as residências da comunidade do Bonito. Sim, é verdade. A COSERN, que nada mais é do que uma prestadora de serviços (ou seja, não tem nenhuma participação na decisão) além de cortar a energia do poço, arrancou e levou o medidor de energia do mesmo.
Soube que a Prefeita do nosso Município justificou-se hoje dizendo que havia um erro que precisava ser corrigido. Ok, justificativa aceita.
O que não se pode justificar é a atitude autoritária que não se adequa ao regime de democracia que dizem que a gente vive. É simples, se há um erro para ser corrigido,
o ideal é que se corrija mesmo, entretanto, o que se tem naquela comunidade não é um monte de bicho, é gente, gente que sabe falar, ouvir, conversar e mais, é uma comunidade extremamente organizada que inclusive se reune semanalmente, o que custava enviar um representante dessa Prefeitura para avisar a população? Avisar que o corte seria feito, em que prazo o problema seria resolvido para que essas famílias se preparassem, para que pudessem encher suas caixas e não precisassem do nada voltar a pegar a água para suas necessidades no rio, com seus galões.
Isso para mim é abuso de poder, é desrespeito e é muito, muito, muito lamentável.
Ah, mas esqueci de dizer: o povo do Bonito também vota, viu?
Que é na verdade o único ato deles que interessa a vocês.

Fico pensando como se pode ser tão despreparado para lidar com os interesses do povo dessa maneira. É muito amadorismo ou é só mais um jogo político?

2 comentários:

  1. Como isto pode acontecer a prefeitura esta recebendo uma quantia enorme para ABASTECIMENTO DE ÁGUA no municipio, R$ 5.086.509,75 , este e o valor para Sistema de abastecimento e deicha cortar
    a energia isso é uma discriminação com O Sitio Bonito, ou melhor com os cidadãos que vivem ai.
    Vimos este valor em: http://rn.transparencia.gov.br/Governador_Dix-Sept_Rosado/receitas/convenios?pagina=1#paginacao

    Atenção! veja so quantidade de dinheiro que entra na prefeitura, pense, pense, comente o que poderia existir em Governador.

    ResponderExcluir